Salvem as laranjas, condenem os sem-terra (*)

08/10/2009

As imagens de um trator derrubando uma fileira de laranjeiras na Fazenda Santo Henrique, em Borebi, interior de S. Paulo, chocaram a opinião pública brasileira. Do bispo ao empresário, do ambientalista ao articulista politicamente correto foi quase unânime o repúdio ao gesto de alguns sem-terra acampados na fazenda.

No dia seguinte à revelação das imagens pelas TVs, cerca de 200 policiais foram deslocados para a região para fazer cumprir a “reintegração de posse”, decretada pela Justiça. Mais uma vez, como fazem sempre diante dessas situações, os cerca de 250 sem-terra embarcaram em caçambas de caminhões improvisados e se retiraram da área.

Em Brasília as vozes indignadas de senadores e deputados da bancada do latifúndio se ergueram em defesa da abertura da CPI do MST. Kátia Abreu e outros parlamentares voltam a bater na mesma tecla, tentando criminalizar o MST e os movimentos de luta pela terra.

No Triângulo Mineiro e no Nordeste dois dirigentes do MTL e dois do MTL Social estão condenados. Seu crime: empunhar a bandeira da Reforma Agrária. Só o Brasil e países capitalistas mais atrasados ainda não fizeram Reforma Agrária, sob o fantasma de ser uma medida socializante. Mais uma demonstração do atraso das classes dominantes brasileiras.

O mais chocante não provocou escândalo na sociedade, apesar de parcela da mídia ter divulgado: os 30 mil hectares da região onde a multinacional Cutrale planta laranja para fabricar suco de exportação são terras devolutas, ou seja, terras da União, pertencem à nação. Outro fato grave é que esta mesma empresa foi a maior financiadora da campanha de Lula em 2006 (R$ 4 milhões).

Pouco importa, o que vale é salvar as laranjas e condenar os sem-terra.

(*) A esse respeito vale a pena estudar os dados do Censo Agropecuário 2006, recém-divulgados pelo IBGE.

2 Respostas to “Salvem as laranjas, condenem os sem-terra (*)”

  1. luisfernando said

    o grupo band,está sempre vociferando contra os sem-terra na pessoa do joelmir betting.será que ele é fazendeiro?

  2. […] Salvem as laranjas, condenem os sem-terra. [13-10-2009] Por Henrique Acker – Terra Livre – RJ As imagens de um trator derrubando uma fileira de laranjeiras na Fazenda Santo Henrique, em Borebi, interior de S. Paulo, chocaram a opinião pública brasileira. Do bispo ao empresário, do ambientalista ao articulista politicamente correto foi quase unânime o repúdio ao gesto de alguns sem-terra acampados na fazenda. Leia aqui.  […]

Deixe um comentário