Câmara do Rio precisa instaurar a CPI das Olimpíadas

22/04/2016

Faz tempo que o vereador Jefferson Moura (Rede) pede a abertura de uma CPI das Olimpíadas na Câmara do Rio. Conseguiu 17 assinaturas para a instalação da Comissão, mas em manobras protelatórias a Prefeitura e o Presidente da Casa, Jorge Felipe (PMDB), conseguiram barrar a iniciativa. Recentemente, uma decisão judicial determinou que a CPI seja instalada, mas a bancada do Prefeito tenta protelar sua instauração.

O desabamento de um pedaço de 50 metros da ciclovia do Costão da Avenida Niemeyer, em São Conrado, uma das obras do chamado “legado olímpico” para a cidade, inaugurada há três meses, é mais do que suficiente para que a Câmara Municipal encampe definitivamente a CPI.

As informações preliminares sobre o caso apontam que a empresa responsável pela obra, a Concremat Engenharia, pertenceria à família do próprio secretário municipal de Turismo da cidade. Para a execução do projeto, de cerca de sete quilômetros, o município pagou R$ 44,7 milhões. A Concremat é doadora da campanha eleitoral do PMDB do Rio nas últimas eleições, algo em torno de R$ 1 milhão.

O costão é uma área de mar intenso e rebentação de ondas gigantescas, sobretudo em dias de ressaca, no caminho que liga o Leblon a São Conrado. No entanto, a velha Avenida Niemeyer, construída em 1916, nos tempos em que obra pública era coisa sólida e séria, nunca sofreu qualquer condenação ou rachadura, mesmo na área do costão.

Até o momento em que redigi essas linhas as notícias eram de dois mortos e um desaparecido. Coincidência ou não, o desabamento ocorreu justamente no dia em que o Prefeito Eduardo Paes receberia as honras em Atenas, na Grécia, pelo início do trajeto da Tocha Olímpica, que percorrerá vários países até chegar ao Rio.

Se ainda restava alguma dúvida sobre as consequências da aventura olímpica, o triste acidente de 21 de abril mostrou que será preciso investigar o oba oba que se instaurou entre as autoridades e construtoras, grande parte com dinheiro público, desde que o Rio foi escolhido para sediar os jogos de 2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: