Fala sério!

26/01/2016

Do jeito que determinados órgãos de imprensa estão com sede de buscar provas para incriminar Lula na Operação lava-jato, vão acabar transformando o ex-presidente em um homem rico só em indenizações.

As Organizações Globo e seus comentaristas de plantão, notadamente Merval Pereira e Renata Loprete, toda semana encontram pistas fundamentais em declarações de delatores da Lava-jato, que podem relacionar Lula diretamente com ilícitos praticados a favor deste ou daquele grupo econômico.

O Jornal O Globo chegou a publicar matéria em que atribui a Lula a propriedade de um imóvel tríplex no Guarujá, litoral paulista, fruto de suposto esquema da Bancoop (ex-cooperativa habitacional dos bancários).

Agora a Revista Veja, que não podia ficar atrás, estampa na capa com fotos e tudo a mesma matéria de O Globo, cujo editor e os jornalistas responsáveis estão sendo processados por Lula.

Todas as semanas aparecem novas supostas denúncias contra os filhos de Lula. Um dinheiro da empresa tal, um iate, que é sócio ou dono do frigorífico Friboi e outras tantas baboseiras. Essas asneiras são reproduzidas de forma espetaculosa nas redes sociais e viram até mesmo pautas para jornalistas.

Essa obsessão em incriminar o ex-presidente e seus familiares é parte de um tipo de jornalismo baixo, rasteiro, que se preocupa em atingir as pessoas e não as suas ideias e projetos. Se querem meter o pau no Lula existe uma série de possibilidades e pistas mais sólidas. Mas será que querem mesmo?

Anotem aí algumas sugestões:

. Digam quanto as Organizações Globo e as demais famílias que controlam a grande mídia empresarial brasileira obtiveram em recursos de patrocínio direto do governo federal e das empresas estatais nos governos de Lula e Dilma;

. Digam quanto as grandes empresas tiveram de isenções de impostos em todos esses anos para continuar tocando seus negócios, enquanto a maioria da população paga impostos sobre consumo;

. Digam que a política econômica dos governos do PT não tocou na propriedade da terra, não fez reforma urbana, subsidiou e financiou os grandes grupos econômicos, em vez de destilar preconceito contra cotas nas universidades e programas como o bolsa família;

. Digam que estes mesmos governos não quiseram e não querem realizar uma Auditoria na dívida pública brasileira, que consome quase a metade do Orçamento da União anualmente, em vez de acusar o governo de ser “gastador”;

. Digam que Lula e o PT fizeram exatamente a mesma coisa que FHC e seus tucanos fizeram e farão, se retornarem ao governo, dividindo ministérios e empresas estatais com seus aliados do PMDB;

. Digam que muitas das obras faraônicas das grandes empreiteiras vieram dos megaeventos, notadamente a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que também renderam grandes contratos de patrocínio das transmissões esportivas;

. Digam também que a corrupção deslavada neste e noutros governos é fruto não da ganância de alguns corruptos, mas de um pacto das elites brasileiras, que loteiam o Estado, os órgãos públicos e empresas estatais.

Dizer essas coisas não convém, não só porque seria uma confissão do parasitismo da própria mídia empresarial em relação ao Estado brasileiro, como também desnudar a podridão da engrenagem que sustenta os governos do PT e da oposição conservadora. Todo este ódio é destilado apenas porque Lula e o PT não pertencem ao clube fechado dos abastados. Imagine se eles fossem mesmo instrumentos de transformação deste país?

Anúncios

2 Respostas to “Fala sério!”

  1. luis fernando. said

    o lula precisa contra atacar(guardando as devidas proporções)ao estilo do saudoso Leonel de moura Brizola,se acusam devem provar.aliás o cenário é medíocre ao extremo.na verdade esses pseudo jornalistas parecem vampiros ou serviçais do fhc.

  2. luis fernando. said

    o cumúlo do absurdo foi a míriam leitão entrevistar o ex-ministro da ditadura delfim neto,nunca vi algo tão trágico só faltou pedir autógrafo e tirar selfie.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: