Quem vai multar a Prefeitura do Rio?

06/03/2014

Image

Se o cidadão carioca jogar um copo plástico ou uma ponta de cigarro no chão está arriscado a ser repreendido e levar multa. Cá entre nós, uma decisão dura para uma cidade que oferece poucas opções de depósito de lixo nas ruas.

Mas o que dizer do senhor prefeito¿ Em quatro dias de greve dos garis a cidade se transformou numa grande lixeira, com sujeira espalhada por todos os cantos. A Prefeitura não acreditou no alerta dos trabalhadores, que querem salário de R$ 1.200,00, melhores condições de trabalho e R$ 20,00 de tíquete-refeição.

O governo municipal preferiu negociar com um sindicato pelego, que dá as costas para os trabalhadores e acerta um acordo rebaixado em nome da categoria. O resultado é o que se vê nas ruas da cidade: um Carnaval de lixo!

A Justiça – comprometida com o poder econômico – determinou a ilegalidade do movimento e até multa diária para o sindicato, mostrando que seus reflexos são completamente tardios em relação aos fatos da vida real. No caso, o sindicato é contra a greve.

Para tentar esvaziar o movimento a Comlurb enviou cartas aos grevistas e ameaça com demissões. Por sua vez a Prefeitura decidiu colocar alguns grupos de garis para fazer a coleta. Ocorre que muitos deles estavam sem luvas, botas e até com vassouras quebradas. Um flagrante que só reforça a denúncia dos grevistas, que pedem também melhores condições de trabalho para uma atividade insalubre.

É justa a indignação da população com a sujeira em que o Rio está mergulhado. Não custa cobrar do governo municipal a mesma severidade com que os cidadãos são penalizados quando jogam lixo nas ruas. Afinal, quem vai multar a Prefeitura do Rio?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: