Niemeyer: o revolucionário das curvas arquitetônicas

06/12/2012

Hoje todos lembram da genialidade e do estilo arquitetônico arrojado de Oscar Niemeyer. Mesmo para um leigo não é difícil identificar um prédio ou um memorial que saiu da sua caneta preta. Sua vasta obra está espalhada pelo Planeta, moldando em curvas arrojadas o concreto de igrejas, prédios comerciais, prédios públicos, universidades, escolas e museus.

Mas o que poucos falam é do homem Oscar Niemeyer. Poderia ter vivido como pop star, ter assessor de imprensa com agenda cheia de homenagens para o resto da vida. Poderia ter escolhido viver em Paris pelo resto da vida, ao lado da suntuosidade cultural da Cidade Luz.

Niemeyer não queira saber de nada disso. Preferiu seguir no seu Rio de Janeiro, trabalhando até o fim de seus dias. Era um homem simples, sempre solidário aos companheiros, que fazia do seu trabalho e da sua obra a expressão de sua vida: o ser revolucionário. Não viu o capitalismo ruir, embora tenha se batido contra ele durante seus 104 anos de vida, mas seus traços desprezaram a caretice das linhas retas dos conservadores.

Como ele mesmo dizia a arquitetura não tem a menor importância, o importante é a humanidade, a passagem tão curta pela vida que nos faz insignificante diante do Universo. Ignorar Niemeyer é impossível, mesmo aos mais retrógrados e reacionários. Muitos o homenageiam justamente como ele não gostava, pelo brilhantismo de sua obra.

Os que como ele vivem para ser solidários, pensando e lutando por um mundo melhor onde se possa passar pela vida em comunhão, para projetar progresso e beleza para a humanidade, sabem que suas obras geniais e seu conceito de arquitetura só poderiam sair das entranhas de um homem que fez de seu trabalho o espelho de suas idéias revolucionárias.

Sem dúvida que é possível reverenciar a obra de Niemeyer, mas é um crime separá-la do ser humano que a criou. O que mais importa não é a beleza de sua arquitetura, objeto de prêmios e elogios infindáveis, mas o exemplo de homem brilhante e ao mesmo tempo simples e coerente que foi OSCAR NIEMEYER.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: