O Apagão no Nordeste e o consumo de energia no Brasil

04/02/2011

Na madrugada de 2 para 3 de fevereiro seis estados do Nordeste foram atingidos por mais um Apagão, o terceiro da série desde 2009, quando a Região Sudeste ficou às escuras por algumas horas.

Desta vez ao menos os motivos técnicos do problema foram apresentados mais rapidamente, embora o ministro Lobão, o mesmo no cargo desde o governo passado, tenha subestimado a importância do fato.

É bom lembrar que Lobão teve a mesma reação de desdém em 2009. Mais uma prova de que o cargo de ministro das Minas e Energia não pode ficar na mão de gente que não seja do setor. Mas Lobão tem uma costa quente chamada José Sarney, presidente do Senado e fiador do pacto PT/PMDB.

De acordo com o engenheiro e especialista em energia, professor Ildo Sauer (USP), o problema é eminentemente de organização e gestão dos órgãos que deveriam zelar pelo cumprimento das metas do programa brasileiro de energia e fiscalizar as operadoras, notadamente a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Operadora Nacional do Sistema (ONS).

Sauer explica que as condições de segurança do sistema brasileiro são boas, com capacidade para isolar e minimizar os problemas decorrentes de falhas em determinada região, como defeitos de equipamentos ou queda de árvores e raios na rede. O problema para ele, não está no aumento do consumo, mas na falta de organização e entrosamento entre os órgãos fiscalizadores.

O professor acrescenta um dado importante a ser considerado na hora da distribuição da energia e no peso da conta de luz: a diferença de valores pagos. Enquanto as grandes empresas pagam as menores tarifas do mundo por cerca de 25% da energia gerada no Brasil, o consumidor residencial e os pequenos comerciantes consomem 75% da energia e pagam as tarifas mais caras do mundo.

Mais uma pérola para o nosso honroso título de país de maior concentração de riqueza no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: